Nossa história


Quando passmos em frente ao quartel do 3o RPMon, na Avenida Presidente Vargas, a maioria de nós nem se dá conta da importância histórica desta grande Unidade da Brigada Militar. Por trás daqueles muros, o Regimento viu crescer uma Passo Fundo progressista e foi sede de vários eventos de grande importância na história do Rio Grande do Sul e da Brigada Militar gaúcha.
Por trás daqueles muros se deu a história de pessoas que se doaram de corpo e alma ao ideal de servir e proteger. Inicialmente guerreiros, heróis combatentes, participaram de vários combates ao longo dos anos, e aos poucos foram aprendendo as lides de Segurança Pública e saindo do Quartel, desempenhando as atividades de Polícia Ostensiva que culminaram, hoje, na grande quantidade de serviços que o Regimento presta à comunidade de Passo Fundo e do Planalto Médio.
Hoje a batalha destes homens e mulheres é outra. Garantir a segurança pública através das atividades de policiamento ostensivo, em suas diversas modalidades, é agora a nossa missão, propiciando a tão almejada – e necessária – ordem pública, condição que permite às pessoas o desenvolvimento de suas atividades diárias e o crescimento ordeiro e pacífico das comunidades.
Nossa longa história começa há muitos anos. Instituído pelo então Presidente do Estado, Dr. Getúlio Vargas, em 07 de Outubro de 1930, o 3º RPMon nasceu "3º Regimento de Cavalaria da Brigada Militar", e teve sua primeira sede na cidade do Alegrete. O Decreto de criação do 3o RC, assim dispunha:
"Decreto Estadual 4.582, de 07 de Outubro de 1930
Cria, na Brigada Militar, mais um Regimento de Cavalaria.
O Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, de conformidade com a Constituição, Artigo 20, Nº 10, resolve:
Criar, com a denominação de 3º Regimento e com a mesma composição das Unidades idênticas existentes, mais um Regimento de Cavalaria na Brigada Militar, o qual terá por sede a cidade de Alegrete.
Façam-se as devidas comunicações.
Palácio do Governo em Porto Alegre, 7 de Outubro de 1930.
Getúlio Vargas - Presidente
Osvaldo Aranha - Secretário do Interior”
Apesar de sua criação no dia 7, foi somente no dia 14 daquele mês que o 3º RC foi definitivamente organizado. Em Alegrete ocupou primeiramente o quartel do 6º R.C.I. e depois os hangares da extinta 3ª Esquadrilha de Bombardeio.
Com o efetivo de 18 Oficias e 461 praças, o Regimento embarcou em Alegrete a 09 de Janeiro do ano seguinte com destino a cidade de Passo Fundo, que foi a escolhida pelo Governo do Estado para a sede definitiva da Unidade.
Na sua viagem por via ferroviária, o Regimento foi deixando destacamentos em Júlio de Castilho, Tupanciretã, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Ijui, Santo Ângelo, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, aqui chegando às 20 horas e 15 minutos do dia 11 de Janeiro de 1931.
Acantonou em Passo Fundo no antigo estabelecimento pastoril de Faustino Rodrigues da Silva, que se situava no fim da atual rua "Cel. Pellegrino", pelo período de mais de 23 anos nas imediações onde hoje se encontra o Colégio Tiradentes da Brigada Militar em Passo Fundo – antigo colégio Salomão Iochpe.
Naquela época o 3º RC era comandado pelo Coronel Jorge Pellegrino Castiglione – hoje patrono da Unidade –,  que a comandou de 1930 a 1935. Entre os Oficiais Subalternos da Unidade estava o 2º Tenente Walter Perachi de Barcellos, mais tarde Comandante Geral da Brigada Militar e Governador do Estado do Rio Grande do Sul.


 Antigo fardamento e armamento utilizado pelo efetivo da Unidade
Revolução Constitucionalista de 1932
Em virtude da "Revolução Constitucionalista" deflagrada no Estado de São Paulo a 9 de Julho de 1932, já no dia seguinte o 3º Regimento embarcou para aquele estado, formando a vanguarda das "Forças em Operações no Front-Sul", sob o comando do Gen. Waldomiro Lima.
Teve seu batismo de fogo ao investir contra as trincheiras consideradas inexpugnáveis de Itararé. Dois dias depois entrava triunfante naquela cidade.
Tomou parte nos combates de Santa Cruz dos Lopes, Itaberá, Ribeirão Vermelho, Itaboranga, Faxina e outros menos importantes, sempre levando de vencida seus adversários.
Devido sua bravura naquela luta inglória, recebeu grandes elogios dos saudosos Generais Waldomiro Lima e Argemiro Dornelles, respectivamente do Exército Sul e do Destacamento de Vanguarda.
Finalmente, cessada a revolução, regressou ao seu Estado no dia 08 de Outubro de 1932, chegando a esta cidade a 12 do ano e mês citados.
Em sua atuação no levante de 1932, teve participação brilhante, mas pagou pesado tributo de sangue com a perda de muitos dos seus integrantes. Hoje o seu “Estandarte Histórico” é testemunha silenciosa das atuações da Unidade nos combates dos quais participou.


Brasão de Armas do 3o RPMon. O Brasão faz parte do Estandarte Histórico,
ao qual a Unidade tem direito de ostentar por seu "batismo de sangue" 
nas batalhas das quais participou
  

Nova missão do 3º RC
Em 03 de Agosto de 1939, com a deflagração da Segunda guerra mundial na Europa, o 3º Regimento não ficou inativo, sendo-lhe atribuída importante missão, quando substituiu o Centro de Instrução Militar (hoje Academia de Polícia Militar) na fronteira da República Argentina. Além da missão de racionalização, teve ainda a de cobertura e vigilância da referida fronteira, tendo passado longos meses acampado nas barrancas do Rio Uruguai e povoados adjacentes.



Efetivo da Unidade

Construção do novo Quartel
A partir de 1950 o 3º R.C. iniciou os esforços, às suas custas, para a construção do novo quartel.
A Unidade incentivou os trabalhos agrícolas e pastoris na Granja Regimental (hoje a Fazenda da Brigada Militar em Passo Fundo), adquirida na decada de 1930 para alojar os equinos pertencentes ao Regimento, denominando-se na época “Invernada Nossa Senhora da Conceição”. Mais tarde criou ali os serviços de olaria, pedreira e extração de areia destinados à construção do prédio para seu novo quartel.
Em 1951 o 3º Regimento, com sua equipe de obreiros organizada, construiu o prédio da Estação de Bombeiros da cidade.
Mas foi somente em 1954 que conseguiu realizar seu esperado sonho de tantos anos, ao levantar o primeiro pavilhão do novo quartel, exclusivamente pelas mãos de seus soldados.
Nos dois pavilhões do edifício foram construídos 3.057 metros quadrados de edificações, uma caixa d'água para 5.000 litros, asfaltamento, ajardinamento, muros, portão e guaritas de concreto, pista de atletismo, campos de vôlei e de basquete, carriéres e estábulos, tudo executado de Janeiro de 1952 até Dezembro de 1954.
Finalmente a 13 de Dezembro de 1954, às 07:30 horas, teve início a mudança do velho quartel para o atual prédio da Avenida Presidente Vargas, sendo  realizadas formalidades de despedidas no antigo terreno do aquartelamento, que abrigou o Regimento por mais de 23 anos.
Presidiu as solenidades de inauguração do novo quartel o então Governador do Estado, General Ernesto Dornelles.
Transcrevemos, para registro, parte do Boletim Interno Nº 279 de 11 Dez 1954:
“I - INAUGURAÇÃO DO NOVO QUARTEL
Com a presença do Sr Governador do Estado, Exmº Sr Gen. ERNESTO DORNELLES, Dr. TEOBALDO NEUMANN, Sect do Int., Diretor da Viação Férrea, Cel. VENÂNCIO BATISTA, Cmt Geral da Brigada Militar, Cmt de Corpos, Chefes de Serviços, Oficiais de várias Unidades, Sr DANIEL DIPP, Prefeito Municipal, Representante da Câmara Municipal de Vereadores, mundo Oficial, representação de todas as classes sociais de Passo Fundo, autoridades civis, militares e eclesiásticas, representantes da imprensa falada e escrita, teve lugar, ontem, 10 Dez 1954, a inauguração do novo Quartel.
Após o ato, foram inaugurados, também, os retratos dos extintos Tem JOÃO NERY DE MOURA e JENNER SALDY OLIVEIRA LEITE, do Exmº Sr Gov. do Estado, dos Cel. WALTER PERACHI DE BARCELLOS e VENÂNCIO BATISTA e dos Oficiais que Comandaram o Regimento de 1949 a esta data.
II - MUDANÇA PARA O NOVO QUARTEL
O Regimento mudar-se-á, 2ª feria, 13 do corrente, para o seu Novo Quartel, a partir das 0730 horas.
Em conseqüência, os Cmt de Esqd e Chefes das diversas repartições, tomem as providências necessárias. ( Transc. do BI Nº 279 de 11 Dez 1954 )."
Governo revolucionário
Em 1964 o quartel foi sede, de 01 a 03 de Abril, do Governo Estadual, denominado então “Governo Revolucionário”, por ocasião da crise irrompida com o advento da revolução de 31 de Março, onde trabalharam o governador Ildo Meneguetti e seus secretários.



Nas imagens a seguir, flagrantes deste importante momento:


Alterações na denominação da Unidade
Durante a sua exstência, o 3º Regimento teve as seguintes denominações:
- 3º Regimento de Cavalaria, de 07 Out 1930 a 20 Abr 1961;
- 2º Batalhão Policial, de 21 Abr 1961 a 16 Dez 1968;
- 3º Regimento de Policia Rural Montada, de 16 Dez 1968 a 13 Ago 1974;
- 3º Regimento de Polícia Montada, de 13 Ago 1974 até hoje.
História recente: rumo ao policiamento ostensivo
A partir de 1969, com a edição do Decreto-Lei 667, que reorganizou as Polícias Militares e lhes atribuiu o exercício, com exclusividade, do Policiamento Ostensivo, as Unidades da Brigada Militar sofreram a restruturação necessária à adaptação de seus efetivos à nova missão.

O 3º Regimento passou a assumir as atividades externas de policiamento, abrindo-se uma nova – e não menos brilhante – página em sua história.
Durante mais de um decênio se viu envolvida nos episódios dos conflitos agrários no Rio Grande do Sul, com destaque para as operações na Encruzilhada Natalino, Fazenda Brilhante, Fazenda Annoni, Fazenda Santa Elmira e tantas outras operações especiais.
Hoje tem seu foco dedicado à proteção da comunidade de Passo Fundo e região, subordinando-se ao Comando Regional de Policia Ostensiva do Planalto, e formado por três Esquadrões de Polícia Montada, sendo o 1º Esquadrão de Operações Especiais (Pelotão de Operações Especiais, Pelotão Hipo, Pelotão de Motos e Guarda do Presídio e da CASE), 2º Esquadrão de Polícia Militar com área de policiamento em toda a cidade de Passo Fundo e mais oito municípios, sendo Tapejara, Água Santa, Sertão, Santa Cecília do Sul, Vila Lângaro, Ernestina, Pontão, Coxilha e Mato Castelhano, e o 3º Esquadrão de Polícia Militar com sede na cidade de Marau, abrangendo policiamento nos municípios de Casca, Vila Maria, Camargo, Nova Alvorada, Nicolau Vergueiro, Ciríaco, David Canabarro, Muliterno, Gentil, Santo Antonio do Palma, São Domingos do Sul e Vanini.
Além da missão constitucional, o 3º Regimento desenvolve um trabalho junto à Fazenda da Brigada Militar em Passo fundo, em parceria com a Faculdade de Veterinária da UPF, criando cavalos para o Policiamento Ostensivo, cujo objetivo é lançar o Policiamento Montado com equinos geneticamente adequados para essa atividade. A área da fazenda é hoje também palco de diversos projetos de proteção e educação ambiental
Na execução do Policiamento Ostensivo trabalha nas modalidades à pé, motorizado, a cavalo, por bicicletas e motocicletas.
O Regimento atende a 40 adolescentes carentes no programa PROSEPA, numa parceria com a Prefeitura Municipal, onde são preparados, através dos princípios militares, a respeitar as autoridades e colegas, recebem atendimento psicológico, cursos profissionalizantes da escola Assistencial Leão XIII, SENAI e SENAC, noções de saúde e higiene, têm monitorado seu rendimento escolar e são encaminhados para o mercado de trabalho.
Desde 1994 o Regimento já atendeu a 466 adolescentes.
Também é desenvolvido o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) formando a cada semestre cerca de 800 crianças das quartas séries na prevenção às drogas, aproximando a Brigada Militar da comunidade escolar.
No quartel do Regimento está alojado o Grupo Escoteiro Aspirante Jenner, auxiliando o Grupo na aplicação dos princípios e do projeto educativo do Movimento Escoteiro.
O aquartelamento tem hoje uma área construída de 3.581 m2 em um terreno de 200.000 m2, onde abriga o Comando e a Administração da Unidade, a sede de dois Esquadrões de Polícia Montada, um moderno salão de eventos, o Pelotão de Operações Especiais, o Pelotão Hipo, a oficina mecânica, a linha de tiro e as carriéres, além dos demais serviços desenvolvidos pelo 3º Regimento.



Vista atual da área do quartel do 3o RPMon
No dia 7 de Outubro nossa heróica Unidade comemora o seu aniversário.
Missão atual
Cada vez mais inserida na vida das comunidades a que presta seus serviços, o 3º RPMon busta se tornar referência na prestação dos serviços de Segurança Pública em sua área de responsabilidade territorial.
Para isso conta com um efetivo qualificado e perfeitamente integrado na comunidade, e presta seus serviços sempre em afinidade com os anseios da população.
Um exemplo do trabalho comunitário que a Unidade desenvolve são os chamados “Territórios da Paz”, locais selecionados para que sejam desenvolvidas atividades de policiamento comunitário bastante próximas à população.
O que o futuro nos reserva?
Queremos cada vez mais trabalhar em conjunto com as comunidades a que prestamos nossos serviços, mantendo um canal aberto, através dos Comandantes de Esquadrão, entre a Brigada Militar e a população, para atendermos pontualmente as necessidades em termos de segurança pública das comunidades de Passo Fundo e região.
Venha nos ajudar a escrever as novas páginas da história dasta gloriosa Unidade da Brigada Militar gaúcha.
E ao passar por nosso quartel, ou quando vir um de nossos integrantes nas madrugadas e nos momentos de necessidade, lembre-se que em cada homem e mulher que veste a farda da Corporação pulsa o sangue dos heróis que construiram a democracia em nosso Estado. Você terá no brigadiano, sempre, alguém disposto a auxiliá-lo, a qualquer hora do dia ou da noite.
Conte conosco para a sua proteção!
Passo Fundo, Abril de 2012

Um comentário:

  1. Meus cumprimentos por essa postagem. É importante para a preservação real da história, da sociedade e das instituições, que garantem a existência.

    ResponderExcluir